Home / Sem categoria / Plataformas elevatórias

Plataformas elevatórias

Atualmente, as plataformas elevatórias vêm sendo consideradas como um marco na evolução de equipamentos e das atividades em que estas são usadas, tornando fáceis os setores de construção civil e industrial.

As plataformas são conhecidos por serem elevadores industriais que são constituídos por uma plataforma de trabalho assentada em uma estrutura elevatória deformável. Essas podem ser geralmente encontradas de duas formas, tesoura e articulada.

Dessa forma, os elevadores ou ascensores são adaptados das mais diversas formas, visando sempre atender as necessidades de transporte vertical tanto para carga, quanto para pessoas.

Saiba mais sobre as plataformas

As plataformas elevatórias são equipamentos que foram desenvolvidos para proporcionar a acessibilidade vertical, podendo alcançar os locais que são de difíceis alcances, seja em relação à altura ou por existirem diversos obstáculos que impedem a chegada em algum lugar.

  • As plataformas elevatórias, como dito anteriormente, são muito usadas no setor de construção civil e indústrias, em profissões como eletricistas, pintores, estoques, operários de construção e pessoas que trabalham em armazéns.
  • Além disso, essas plataformas também podem ser usadas para o transporte de carga, destinando o transporte vertical de mercadorias, podendo ainda transportar inúmeras pessoas em simultâneo. Dessa forma, estas tornam-se muito abrangentes e úteis.
  • As plataformas elevatórias, quando usadas de forma adequada faz com que ocorra um rápido e seguro acesso em áreas que de uma outra forma só seria possível se fosse instalado andaimes. Porém, como qualquer outra forma de transporte, esta também deve ser realizada de maneira correta e segura de utilizá-la.
  • Segundo a Norma Regulamentadora (NR – 18), os equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas devem sempre ser dimensionados por profissionais legalmente habilitado, o qual terá a sua função anotada em carteira de trabalho.
  • As plataformas articuladas possuem a forma de elevação com uma lança articulada, permitindo que esta suba em sentido vertical e possua também um alcance horizontal, o que torna fácil o acesso a diversos lugares.
  • As plataformas articuladas são ideais para os trabalhos em pisos pavimentados, e são usadas para o alcance de lugares mais altos, ultrapassando os obstáculos que estão sobre o piso.
  • As plataformas tesouras possui um sistema de funcionamento por pantográfico, onde o setor mais baixo dos suportes é pressionado, o que faz alongar todo o sistema. Estes são usados em trabalhos com ambientes abertos, além de ser usado em trabalhos que precisam de carregamento de cargas pesadas, sendo elevadas somente na vertical.

Cuidados que se deve ter ao operar as plataformas

Operar todos os tipos de máquinas, sejam mais simples ou complexas, oferecem riscos. Assim, devem-se ter cuidados com os trabalhos que serão realizados em uma plataforma, seguindo todos adequadamente para não existir nenhum perigo.

  • É muito importante que antes de subir em uma plataforma elevatória, a pessoa tenha realizado um curso de treinamento para saber usá-lo corretamente.
  • É importante ainda ler o manual da máquina, onde deve ser seguido as instruções do fabricante passo a passo. Além disso, deixe o manual sempre com você quando estiver em uma plataforma para consulta-lo em qualquer imprevisto.
  • Procure não deixar a plataforma próxima de dispositivos hidráulicos, mecânicos ou elétricos, pois no momento da operação isso pode afetar alguma manobra ou causar algum acidente. Procure ainda sempre utilizar todos os equipamentos de segurança exigidos.
  • Uma dica importante é você realizar uma inspeção rápida em toda a máquina antes de usá-la para garantir que tudo estará correto para que não haja nenhum risco.

Portanto, as plataformas elevatórias são de extrema importância e ideais para agilizar todo o andamento de qualquer projeto em altura, sendo muito requisitadas em áreas de construção civil, indústrias e em alguns estabelecimentos.

Veja também

Artigos diferenciados

Contar com artigos diferenciados permite que qualquer site ou qualquer blog cresça muito na web. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super